Apesar da diminuição, o desemprego ainda é um problema no Brasil. Entre os diversos problemas para o grande número de desempregados, a falta de qualificação profissional, por exemplo, está entre os principais. De acordo com a pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de fevereiro de 2021, cinco em cada dez indústrias brasileiras enfrentavam dificuldades para encontrar profissionais qualificados.
Com as constantes mudanças no perfil do trabalho, como a automação e a inserção em ambientes digitais em todos os níveis, inúmeras aptidões são exigidas desde o processo de recrutamento do candidato. Por isso, o mercado de trabalho torna-se cada vez mais exigente e dinâmico, principalmente para quem está começando a carreira.
Sendo assim, identificamos as 10 habilidades mais valorizadas no mundo profissional. Confira:
Dedicação – um estudo realizado pelo CDPV (Centro de Desenvolvimento do Profissional de Vendas) apontou que 37% das empresas brasileiras afirmam que a dedicação é um dos principais atributos procurados nos profissionais. Esta habilidade não encabeça a lista à toa. Sem dedicação, não há como prosseguir, e as próximas aptidões não seriam possíveis.
Criatividade – pessoas criativas ganham mais, são mais competitivas e produtivas, aponta estudo desenvolvido pela Adobe em 5 países com profissionais de diversas áreas. A pesquisa “State of Create: 2016”, elaborada a partir de entrevistas com mais de 5 mil adultos nos EUA, Reino Unido, Alemanha, França e Japão, revelou que as pessoas que se identificam como criativas têm uma renda 13% maior do que as não-criativas.
Flexibilidade – muitos profissionais exigem essa habilidade por parte da empresa: a pesquisa da rede social profissional LinkedIn mostrou que 78% dos profissionais afirmam que a pandemia fez com que passassem a querer ou a precisar de mais flexibilidade no trabalho. Entretanto, também é preciso exercer flexibilidade, estando pronto para assumir novas responsabilidades e lidar com mudanças no ambiente profissional.
Saber trabalhar em equipe – para ressaltar essa importância, há o resultado da pesquisa Habilidades 360º, realizada pela PageGroup com líderes empresariais de países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e México). Para 60% dos entrevistados, a capacidade de trabalho em equipe e a inteligência emocional são as principais habilidades procuradas nos futuros colaboradores. A empresa é feita de material humano, e ter um trabalho em equipe é uma das formas de sucesso para a organização.
Inteligência emocional – como visto na pesquisa da habilidade acima, a inteligência emocional encontra-se entre as mais exigidas por líderes empresariais de diversos países. O colaborador que possuir essa aptidão conseguirá passar tranquilamente por pressão, enfrentamentos, dúvidas, crises, críticas e competitividade. Ao ser inteligente emocionalmente, o colaborador manterá a postura produtiva e usará das situações problemáticas para concentrar o foco em suas demandas.
Disponibilidade para se qualificar – os números apresentados na pesquisa da CNI no segundo parágrafo indicam que há uma grande carência de profissionais qualificados no mercado de trabalho. E a falta de dinheiro ou tempo para se qualificar não é mais problema hoje em dia. Há inúmeros cursos on-line, inclusive de instituições de educação renomadas, disponíveis na web.
Adaptação a tendências tecnológicas – diante de um mercado completamente influenciado pela digitalização, a capacidade de adaptação é mais do que necessária, principalmente para a sobrevivência profissional em tempos de crise. Pode-se citar o marketing, por exemplo, que teve que se adaptar para as novas formas de tecnologia para desenvolver seu trabalho, principalmente durante a pandemia, com a explosão do formato e-commerce.
Identificação e análise de problemas – os problemas não possuem resolução quando não se tem o conhecimento deles ou quando o tempo para os resolver já se esgotou. Por isso, torna-se fundamental identificar, estudar, dominar e conhecer quaisquer tipos de adversidade encontradas.
Propor soluções – esta habilidade possui ligação com a vista acima, entretanto, não se resume a ela. A proposição de soluções também se enquadra em melhorias para algo desenvolvido de forma correta, mas que ofereça espaço para possibilidades de melhorias.
Liderança – o colaborador que possuir esta habilidade desenvolverá maior cooperação, além de tomar decisões importantes dentro da realidade da organização. Será a referência para os outros colegas, pois será o elo entre os valores da empresa e o desenvolvimento do trabalho da equipe.